Relato de um Blogueiro

butterflyHoje vou deixar registrado aqui um pouco da vida de um blogueiro. Já estou nessa lida uns três anos, e posso afirmar para quem esta recém começando… Você esta na última partícula no cume do iceberg, existe um universo tão grande dentro das relações e ligações de links dentro das blogosferas com um poder de comunicação gigantesco capaz de derrubar qualquer fronteira! É um dos melhores exemplos daquilo que muitos matemáticos modernos conhecem por “teoria do caos” e “efeito borboleta” e o twitter esta ai pra provar isso com seus RTs.

Mas por que toda essa minha explanação sobre blogs? Bem eu iniciei de uma maneira profissional no mundo das mídias sociais a uns dois anos, e como uma das primeiras metas era fazer com que meu nome se torna-se sugestão de pesquisa do Google algo como se alguém digita-se “Thiago Bl” por exemplo o Google sugeri-se como uma das possíveis palavras-chave meu nome completo. Alguns dirão que isso é fácil, com um nome popular concordo, mas com um sobrenome atípico como “Thiago Blauth Ferreira”, bem isso já acho um pouco difícil, e para isso acontecer uma quantidade considerável de citações com meu nome teria que estar semeada pela web. Então me deparei com a primeira barreira, como fazer isso, como saber onde encontrar conteúdo em primeira mão para comentar? Fiz-me essas perguntas, e descobri que existiam muitas maneiras, mas achei uma pouco explorada, que era pegar carona em alguma rede social onde sua comunicação fosse baseada em compartilhamento de conteúdo, confesso que encontrei varias, mas uma me chamou a atenção pelo alto índice de usuários ativos! Pois bem amigos, então conheci o diHITT que confesso eu que ainda não tenho uma resposta definitiva de como essa rede se destacou de outras como linkk pertencente ao IG por exemplo!

E o tempo passou, e vi que para alguns a projeção dos seus nomes se focava somente a rede social e que não percebiam o potencial de pensar nisso como um efeito borboleta além! Então consegui com que meu nome se torna-se sugestão… Bingo! Isso é muito positivo, para mim como profissional, pois uma agencia digital que se preze ira fazer um search no meu nome e essa sugestão garante belos pontos. Mas essa minha busca trouxe outras grandes conquistas, principalmente as colaborativas, como o http://ikaro.net um blog em três línguas com estruturas internas independentes, um convite que surgiu dentro do diHITT, esta bem difícil eu encontrar tempo pra colaborar com ele, mas estou fazendo um grande esforço para retomar de maneira mais intensiva minha atividade nele. Nessa linha há pouco tempo surgiu à possibilidade de colaborar com o blog do Alexandre, e depois de alguns e-mails aqui estou. Hoje posso garantir que minha permanência na web é 90% dependente das minhas atividades dentro das redes sociais, principalmente dos blogs.

Poderia ficar aqui falando sobre isso durante um longo tempo, mas não vou abusar da atenção de todos. Quero deixar uma dica que aprendi ao longo desses poucos anos como blogueiro, seja ativo, participe, não como uma maquiagem pra esconder uma segunda intenção a menos que ela seja clara, mas participe daquilo que realmente vale a pena deter sua atenção, aquilo que realmente merece seus comentários, concordo que muitas vezes vale um comentário breve como forma de gratidão pois os relacionamentos nas redes sociais são muito semelhantes aos com os amigos no off-line… um comentário breve muitas vezes é um gesto de gratidão, assim como um amigo apertam as mãos ou se abraçam. Se de a oportunidade, antes mesmo que a oportunidade venha a você, você vera que se dispor a colaborar cria oportunidades e isso não é contar com a sorte é construir oportunidades solidas, baseadas em reciprocidade, em afinidades que são esculpidas na colaboração.

Você sempre tem algo a oferecer, algo que você é bom, mesmo um bom ouvinte é algo a se oferecer, e as redes sociais lhe proporcionam você doar isso, os ganhos financeiros são secundários, eles brotam por si só, as redes sociais só oferecem ganhos para aqueles que a alimentam com sua interatividade apaixonada, é um ambiente social, e ninguém gosta de pessoas que demonstrem sempre um segundo interesse nas suas conversas… Isso soa como falsidade em qualquer lugar.

HEHE acho que me estendi demais, mas espero que tenham gostado desse relato.

Thiago Blauth Ferreira

Luz na mente e Paz no coração.

“Efetivo controle de custo – Menu Food Cost” – por Ana Vaz

dollarSempre iniciamos o ano com as metas de vendas, pensamos todos os dias em como crescer e acabamos por esquecer que o controle de custos é uma linha importante para garantir um crescimento saudável de qualquer Negócio.

Levando para o mundo do mercado Food Service, podemos dizer que muitas vezes esse assunto não faz parte das preocupações da maioria de nossos clientes. Por exemplo, perguntas como: qual é o objetivo ou custo máximo de seu menu? Quantos % representam de seu custo total?

Nossos clientes se utilizam do empirismo para alocar seus custos. E, além disso, consideram apenas os custos de matérias primas.

Assim como setor industrial, o setor de serviços também precisa de métodos que auxiliam a contabilizar e controlar custos.

Engenharia de cardápios e engenharia de custeio ABC(custeio baseado em atividades) são alguns dos métodos que podem ser usados. No primeiro o cardápio é analisado e dividido em categorias, onde apenas custos de matérias primas são agregados. No segundo, os custos de mão de obra direta e indireta, energia, desperdícios, gás e demais custos administrativos. E com todos esses dados em mãos podemos classificar cada prato do cardápio, fazendo um ranking comparativo entre eles.

Esses resultados permitem que a gestão do restaurante possa verificar quais são os pratos que aumentam os custos e que podem então diminuir a margem média de contribuição no lucro geral.

E o que fazer com as informações geradas?? Por exemplo, no momento de decisão para diversificação no cardápio a escolha pode ser mais consciente e assegurar a saudabilidade do Negócio.

Melhorias de processos e redução de desperdícios são outras ações que podem ser feitas através dos conhecimentos obtidos da alocação e controle de custos.

O cardápio é a “peça” primordial de venda de um restaurante; e necessita ser bem construído e planejado, equilibrado em relação aos custos para a melhor formação do preço de venda.

Boas Vendas!

Ana Paula Vaz é formada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá, especializada em Marketing pela ESPM. Experiência com foco em Food Service, desde vivências em Operadores, como Vivendo do Camarão; e grandes indústrias como Unilever e Nestlé. Hoje é Gerente Comercial na Puratos e membro participante do grupo de Food Service na ABIA. Para entrar em contato: ana.vazfelipe@terra.com.br

Chocolate na web: As grandes marcas no Orkut

Hoje vou falar de uma delicia que a maioria adora… Chocolate! É senso comum que o chocolate é sinônimo de vicio se formos expostos a ele durante um período curto de degustação. Como o chocolate é tão popular entre nós irei apresentar algumas informações relacionadas as principais marcas e sua presença nas mídias sociais, começando pelo Orkut no primeiro post, seguindo pelo Facebook num segundo post e fechando no Twitter num terceiro e ultimo post.

Esses dados são relacionados as principais marcas populares de chocolate: Neugebauer, Nestlé, Garoto e Lacta.

O Orkut é parte do dia a dia de muitos brasileiros seja para conhecer novas pessoas, manter os relacionamentos entre amigos, familiares e até mesmo namoros, e muitos desses relacionamentos são fortalecidos por afinidades compartilhadas entre os usuários participantes de comunidades que giram em torno de um determinado assunto, uma empresa, um produto, uma marca, uma idéia, uma pessoa… Chocolate! Então segue abaixo alguns dados interessantes que muitos chocólatras irão gostar de saber:

  • Neugebauer – Soma total de comunidades relacionadas 17 – 994 membros ao total
  • Nestlé – Soma parcial de comunidades relacionadas 105 – 67345 membros ao total
  • Garoto – Soma total de comunidades relacionadas 53 – 267826 membros ao total
  • Lacta – Soma parcial de comunidades relacionadas 105 – 20390 membros ao total
  • A Neugebauer possui poucas comunidades relacionadas, mas isso não impede que ela e as outras marcas possam ter muitas comunidades focadas em produtos específicos e isso exigiria um grande mapeamento dentro do Orkut. Como nosso foco é pegar algumas informações gerais acho que isso já da para começarmos a ter uma idéia do universo dos chocolates na web.

    O que eu me surpreendi buscando essas informações é não perceber nenhuma ação das marcas dentro das comunidades, se as empresas realizassem algum evento ou ação de reconhecimento dos fundadores e mantenedores dessas comunidades com certeza conquistariam evangelizadores para mídias sociais e isso iria ocasionar uma onda de comentários possível das marcas nas mídias sociais.

    Luz na mente e Paz no coração.

    Relato de um Blogueiro

    Hoje vou deixar registrado aqui um pouco da vida de um blogueiro. Já estou nessa lida uns três anos, e posso afirmar para quem esta recém começando… Você esta na última partícula no cume do iceberg, existe um universo tão grande dentro das relações e ligações de links dentro das blogosferas com um poder de comunicação gigantesco capaz de derrubar qualquer fronteira! É um dos melhores exemplos daquilo que muitos matemáticos modernos conhecem por “teoria do caos” e “efeito borboleta” e o twitter esta ai pra provar isso com seus RTs.

    Mas por que toda essa minha explanação sobre blogs? Bem eu iniciei de uma maneira profissional no mundo das mídias sociais a uns dois anos, e como uma das primeiras metas era fazer com que meu nome se torna-se sugestão de pesquisa do Google algo como se alguém digita-se “Thiago Bl” por exemplo o Google sugeri-se como uma das possíveis palavras-chave meu nome completo. Alguns dirão que isso é fácil, com um nome popular concordo, mas com um sobrenome atípico como “Thiago Blauth Ferreira”, bem isso já acho um pouco difícil, e para isso acontecer uma quantidade considerável de citações com meu nome teria que estar semeada pela web. Então me deparei com a primeira barreira, como fazer isso, como saber onde encontrar conteúdo em primeira mão para comentar? Fiz-me essas perguntas, e descobri que existiam muitas maneiras, mas achei uma pouco explorada, que era pegar carona em alguma rede social onde sua comunicação fosse baseada em compartilhamento de conteúdo, confesso que encontrei varias, mas uma me chamou a atenção pelo alto índice de usuários ativos! Pois bem amigos, então conheci o diHITT que confesso eu que ainda não tenho uma resposta definitiva de como essa rede se destacou de outras como linkk pertencente ao IG por exemplo!

    E o tempo passou, e vi que para alguns a projeção dos seus nomes se focava somente a rede social e que não percebiam o potencial de pensar nisso como um efeito borboleta além! Então consegui com que meu nome se torna-se sugestão… Bingo! Isso é muito positivo, para mim como profissional, pois uma agencia digital que se preze ira fazer um search no meu nome e essa sugestão garante belos pontos. Mas essa minha busca trouxe outras grandes conquistas, principalmente as colaborativas, como o http://ikaro.net um blog em três línguas com estruturas internas independentes, um convite que surgiu dentro do diHITT, esta bem difícil eu encontrar tempo pra colaborar com ele, mas estou fazendo um grande esforço para retomar de maneira mais intensiva minha atividade nele. Nessa linha há pouco tempo surgiu à possibilidade de colaborar com o blog do Alexandre, e depois de alguns e-mails aqui estou. Hoje posso garantir que minha permanência na web é 90% dependente das minhas atividades dentro das redes sociais, principalmente dos blogs.

    Poderia ficar aqui falando sobre isso durante um longo tempo, mas não vou abusar da atenção de todos. Quero deixar uma dica que aprendi ao longo desses poucos anos como blogueiro, seja ativo, participe, não como uma maquiagem pra esconder uma segunda intenção a menos que ela seja clara, mas participe daquilo que realmente vale a pena deter sua atenção, aquilo que realmente merece seus comentários, concordo que muitas vezes vale um comentário breve como forma de gratidão pois os relacionamentos nas redes sociais são muito semelhantes aos com os amigos no off-line… um comentário breve muitas vezes é um gesto de gratidão, assim como um amigo apertam as mãos ou se abraçam. Se de a oportunidade, antes mesmo que a oportunidade venha a você, você vera que se dispor a colaborar cria oportunidades e isso não é contar com a sorte é construir oportunidades solidas, baseadas em reciprocidade, em afinidades que são esculpidas na colaboração.

    Você sempre tem algo a oferecer, algo que você é bom, mesmo um bom ouvinte é algo a se oferecer, e as redes sociais lhe proporcionam você doar isso, os ganhos financeiros são secundários, eles brotam por si só, as redes sociais só oferecem ganhos para aqueles que a alimentam com sua interatividade apaixonada, é um ambiente social, e ninguém gosta de pessoas que demonstrem sempre um segundo interesse nas suas conversas… Isso soa como falsidade em qualquer lugar.

    HEHE acho que me estendi demais, mas espero que tenham gostado desse relato.

    Thiago Blauth Ferreira

    Luz na mente e Paz no coração.

    The ready-to-eat ready-to-heat retail food price + value + service equilibrium continues resetting.

    The price, value, service equilibrium is resetting in Grocery stores, Restaurants and Convenience stores. The wildly successful Subway $5.00 foot-long stated it. The QSR value focused $1.00 menu propelled it and now Walgreens, 7 Eleven, Target, Amazon and Sears are all selling fresh food and prepared meal components. Dollar stores are entering the crowed space and the consumer is going to win.

    Enter the grocerant niche with ready-to-eat and ready-to-heat fresh and prepared food. Consumers are looking for new products, new packaging and time saving options, in ready-to-eat and ready to heat food. They are attracted by the fresh prepared focus; new portion size and price points. Which provide a strong margin for increased profitability for the retailer?

    All sectors have noticed a discontinuity in consumer food shopping behavior and all are fighting for share of stomach. Contributing to this displacement is a focus on short term market metrics particularly price and away from the consumer. Which in turn has caused a loss is consumer traffic. There are other attributes that are much more important to the consumer, yet many don’t take time to look. The consumer is turning to the grocerant sectors ready-to-eat / ready-to-heat prepared food options in each sector that offers it.

    Outside eyes can deliver top sales and bottom line profits. Invite Foodservice Solutions to provide brand and product positioning assistance or a grocerant program assessment. Since 1991 Foodservice Solutions of Tacoma, WA has been the global leader in the Grocerant niche for more on Steven A. Johnson and Foodservice Solutions visit http://www.linkedin.com/in/grocerant or on Facebook at Steven Johnson